DESTAQUES

Belas praias e serviços eficientes colocam Balneário Camboriú no mapa da região Sul

Balneário Camboriú se impõe como um dos principais destinos turísticos da região Sul pela beleza de suas praias, urbanas ou escondidas, e pela eficiência de serviços como hospedagem e transportes. Na última década, a atração do bonde aéreo e uma vida noturna de diversidade crescente incrementaram ainda mais as férias de brasileiros, argentinos e chilenos no litoral catarinense.

Os bondinhos dão acesso a um pedaço de mata atlântica com infra-estrutura de lazer e trilhas ecológicas e ligam duas praias fundamentais: a praia Central e a praia de Laranjeiras. Opostas em suas características, as duas atraem multidões nos dias quentes.

Separada dos prédios de vários andares por uma pista simples, a avenida Atlântica, a Praia Central tem um longo calçadão que lembra o de Copacabana, no Rio, nas ondas brancas e pretas desenhadas no chão e nos quiosques servindo água de coco e lanches. É possível caminhar pela orla, da Barra Sul ao Pontal Norte, na sombra das amendoeiras, árvore que os moradores chamam de "sete copas".

A cada 50 metros erguem-se barracas vendendo churros e milho verde, intercalados por pracinhas e bancos de madeira. O bondindinho passa por ali, da manhã à noite, parando em qualquer ponto. Na alta temporada, funciona 24 horas, ou "toda a vida", como dizem os catarinenses.

Comparada ao burburinho do centro, a praia de Laranjeiras é um refúgio sem calçadão, sem automóveis na orla, com alguns bares e um trapiche para passeios de barco. E um mar transparente, que começa a deixar saudade desde que é avistado do alto do bonde aéreo.

CAMBORIÚ
Divugação/Santur
Bondinhos ligam pontos
Divugação/Santur
Camboriú tem atrações 24 horas
Divulgação/Beto Carrero World
Diversão para todos no Beto Carrero
 

Duas atrações mais exclusivas de Balneário Camboriú também concorrem para torná-la protagonista no turismo de Santa Catarina: a proximidade do parque Beto Carrero, um gigantesco complexo de entretenimento na cidade vizinha de Penha, e uma praia pioneira no naturismo brasileiro, a praia do Pinho, distante poucos quilômetros de Laranjeiras.

Balneário Camboriú fica a 84 km de Florianópolis e lá tudo parece estar por perto: os restaurantes, as casas noturnas, o bonde aéreo, as lojas e shoppings. A concentração traz conforto a grupos da terceira idade e a famílias com crianças que aproveitam as férias para dispensar o uso diário de automóvel.

Com cerca de 95 mil habitantes, Balneário é uma cidade que nunca pára na alta temporada. Quando o dia nasce e os últimos freqüentadores das casas noturnas recebem a brisa no calçadão, os moradores já ocupam a praia Central, correndo ou caminhando. Dali a pouco chegam as excursões de ônibus aos hotéis. Começa a intensa produção de churros na beira-mar, e o almoço logo convida a conhecer os famosos chopes e cervejas artesanais de Santa Catarina, até a noite.

A cidade segue "toda a vida", como o bondindinho 24 horas.

PORTAIS REGIONAIS

Santur - Órgão oficial de turismo de Santa Catarina
www.santur.sc.gov.br

Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú
www.secturbc.com.br

Praia do Pinho (praia de naturismo)
www.praiadopinho.com.br